Prévia de Infamous 2


Que tal criar a sua própria versão de New Marais?

inFamous 2 vem com 99 missões na bagagem. Ou melhor, são 150 missões. Aliás, 500 parece um número ainda melhor... Espere, 1001 é ainda mais convincente! Ok, à explicação. A linguagem publicitária aí de cima veio diretamente do último trailer liberado pela Sucker Punch e, embora seja bastante criativa, melhor mesmo é o que ela anuncia: o conjunto de ferramentas para criação de cenários que deve acompanhar o lançamento de inFamous 2 durante o próximo mês de junho.

Em outras palavras, além da quantia razoavelmente extensa de missões presentes no pacote logo de saída, você ainda poderá dar vazão a toda a sua vocação de “programador diletante” ao forjar toda uma variedade de missões extras. Aqui o céu é (quase) o limite: corridas contra o relógio, jogos de plataforma, “proteja o castelo”... E mesmo uma estranha modalidade de tiro ao alvo contra inimigos dançantes.

E o que poderia tornar a coisa ainda mais interessante? Bem, as suas criações poderão ser compartilhadas com milhares de outros jogadores de inFamous 2. E mais. Missões particularmente benquistas entre a comunidade podem levar um selo da Sucker Punch. Algo como, “ok, nós não criamos, mas mesmo assim é altamente recomendável que você experimente essa corrida/tiroteio/explosão generalizada”. Trata-se do status “Sucker Punch Featured Content”. Vamos aos detalhes.

Novos mundos para Cole

Não, a Sucker Punch definitivamente não compartilha de qualquer ilusão quanto às habilidades de desenvolvimento de jogos presentes em um gamer típico. Dessa forma, as ferramentas de personalização foram simplificadas a um nível bastante intuitivo, no melhor estilo “arraste e solte”. Ok, mesmo assim ainda pode assustar um pouco no início, o que ficou claro como uma bola de raios na demonstração exibida durante a última edição da feira GDC (Game Developers Conference).



Mas nada que não parece um pouco mais amigável quando se vai por partes. Assim que escolhe “Criar uma Missão”, você tem todo o mapa do jogo à disposição. O negócio é voar para partes específicas e começar o trabalho: distribuir inimigos, estruturas de cenário e nós (nodes).

Estes últimos são pequenos círculos azuis que determinam a ação de uma fase. Por exemplo, você pode colocar um nó ligado aos movimentos de um inimigo. Este nó pode então ser ligado a outro que fará com que um carro exploda. Por fim, um terceiro nó pode dar início a uma música de fundo que indique “luta iminente!”. A ideia geral é simples: conecte os nós para ver como a coisa toda se relaciona.

Embora a desenvolvedora garanta “possibilidades infindáveis” para a criação de missões, alguns padrões foram citados durante a GDC: “defesa”, “escolta”, “procurar e destruir”, “sobrevivência”, “galeria de tiro”, “plataforma” e “curso com obstáculos”. Aliás, algumas demonstrações ocuparam o palco da feira:

-->Save the Cathedral

O objetivo aqui é razoavelmente simples. A ideia é simplesmente reunir uma milícia para desarmar uma bomba no interior de uma catedral. Ah, sim: você tem apenas dois minutos para fazê-lo.

Dessa forma, o negócio é juntar os aliados e partir para o local o mais rápido possível. Para abrir caminho, nada realmente novo: trata-se das mesmas táticas e movimentos... Trata-se, basicamente, do mesmo bom e velho Cole McGrath — embora, de forma geral, a ação tenha rumado mais para o lado da pancadaria, mas essa é uma outra história. Enfim: pule, atire, soque e desarme uma bomba dentro do tempo limite.

-->Onslaught

Aqui é o clássico padrão “tiro ao alvo” em toda a sua glória vintage. Postado sobre uma plataforma de madeira cheia de geradores de energia, a ideia é despachar hordas e mais hordas de inimigos. Uma boa quantidade de barris explosivos torna a experiência ainda mais memorável.

-->Clock Tower

Essa é uma criação bastante... Singular. A meta aqui é angariar pontos arremessando barris para explodir uma longa linha de inimigos dançantes postados sobre lixeiras. Mas existe outro ponto interessante — quer dizer, além dos “inimigos dançantes postados sobre lixeiras”: a quantia de explosivos aqui é limitada, e cada utilização ainda derruba alguns pontos. O negócio é provocar o máximo de estrago com o mínimo de recursos.

-->Ring Race

Uma simples corrida contra o relógio. O objetivo é atravessar os telhados utilizando cabos e atravessando o maior número possível de argolas coloridas. Sem segredo aqui: cada argola atravessada acrescenta mais tempo ao timer. Embora simples, a missão dá uma boa ideia do potencial das ferramentas criadas pela Sucker Punch.

Conteúdo comunitário

Conforme mencionado anteriormente, todas as fases desenvolvidas por jogadores podem ser compartilhadas em uma comunidade de jogadores de inFamous 2, sendo que as mais proeminentes (populares) levam o almejável selo “Sucker Punch Featured Contend”.

Encontrar o jogo certo para o seu gosto — em meio ao que provavelmente venha a se transformar em uma imensidão inumerável de missões criadas por usuários — parece ser bastante simples. Basta escolher “as melhores missões de tiro”, ou o “puzzle mais recente” e dar início ao desafio.

Existe apenas uma limitação: caso uma fase personalizada utilize um inimigo ou uma estrutura de cenário de uma parte do jogo que você ainda não tenha visitado, o conteúdo estará temporariamente bloqueado — até que você atravesse o trecho em questão no modo história do jogo.

Um novo conjunto de ferramentas para criação de cenários parece ser um recurso bastante elegante para ampliar ainda mais a base de fãs de inFamous. Afinal, colocar uma marca própria na pitoresca New Marais é um belo diferencial — mesmo que seja para simplesmente botar tudo abaixo.

inFamous 2 tem lançamento previsto para o dia 7 de junho — embora uma fase de testes esteja programada para iniciar em abril. Aguarde novidades.

Fonte: Baixaki Jogos

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